terça-feira, 11 de agosto de 2009

Onde economizar: a minha experiência

Para que eu pudesse investir em itens que acho mais importante em uma festa (comida, bebida e música), procurei economizar em outros para que o orçamento não fosse extrapolado. Vou mostrar como fiz:

1) Os convites e caligrafia
Já contei a história do meu convite. Fazendo-os, economizei muito.
Também dispensei calígrafo. Como tenho uma letra legal, escrevi o nome dos convidados com uma caneta de pena. Para quem não acha a sua letra bonita, é possível utilizar uma impressora para fazer isso (há diversas fontes que podem ser usadas dependendo do modelo escolhido).

2) Cerimônia e Festa no mesmo local
Quem não faz questão de casar na Igreja (como foi o meu caso) ou a religião permite que a cerimônia religiosa seja realizada fora do templo, é bem mais barato celebrá-la no mesmo local da festa.

3) Decoração
Na decoração da cerimônia não quis arranjos super elaborados e optei por utilizar flores simples (margaridas). Também não usei tapete por achar que não combina com uma cerimônia ao ar livre, realizada em um gramado.
As flores que decoraram a festa eram da estação. As flores que estão fora de época são sempre mais caras.

4) Buffet
Não servi jantar. Foi oferecido aos convidados coquetel volante e mini-porções (volante e estacionadas). Todos ficaram muito satisfeitos e, de bônus, não ficou aquela fila imensa para que se servissem.

5) Dia de Noiva
Não fiz. Durante a semana fiz tudo no salão que sempre vou e no dia do casamento somente fiz o cabelo e maquiagem em casa (isto porque o profissional que me arrumou também foi o decorador da festa e fez um preço legal, pois se assim não fosse iria em um salão me arrumar).
Aliás, uma dica muito legal é perguntar em um salão que você goste quanto custa fazer um penteado e maquiagem sem dizer que é para noiva. O preço é bem diferente.

6) Lembrancinhas
Alguém aí tem alguma lembrancinha de casamento guardada? Pois é, acho que não foram muitas as pessoas que responderam sim. Por isso mesmo não dei nada e ninguém sentiu falta.

7) Brindes de pista
Acho que as festas têm ficado parecidas. Como queria uma coisa diferente não distribui nada na pista. A minha alegria e do meu noivo foram mais do que suficiente para animar o pessoal.

8) Noivinhos do Bolo
Para inovar, não quis colocar os noivinhos em cima de bolo. Mais uma economia! Um bonito arranjo de flores deu conta do recado.

9) Bem-casados
Como não gosto de bem-casados, também não os distribui.
Mas para quem não abre mão, uma sugestão é distribuí-los no lugar das lembrancinhas.

10) Porta guardanapos
Não gastei nada com eles. Os guardanapos foram amarrados com uma cordinha de sisal e ficou super charmoso.

11) Open Bar
Queria servir somente caipirinhas de limão e morango, mas os fornecedores de open bar queriam me empurrar vários tipos de frutas e drinks e cobrar de R$ 7,00 a R$ 10,00 por pessoa.
A solução? Comprar as frutas, as bebidas e contratar um barman. Gastei somente 20% do que queriam me cobrar e ainda servi bebidas de melhor qualidade.

12) Doces
Eu e meu marido não gostamos muito daqueles docinhos elaborados e de sabores exóticos. Gostamos é de brigadeiro, beijinho de coco, quindim, enfim, esses doces bem simples que são os mais baratos. Os doces foram um sucesso total! Não sobrou nenhum.

Apesar do meu marido não achar, economizei bastante, não foi? E ainda assim, recebi inúmeros elogios pela festa. Felicidade total!
Beijos e até amanhã.

5 comentários:

  1. Pat!!
    Eu vejo muitos blogs por ai,td muito lindo, mais nada igual ao seu,vc da dicas de td principalmente como economizar,pois so nos sabemos como sai caro fazer uma festinha,coisa simples.
    Sou a sua seguidora agora RSRSRS!!
    Obrigada por vc ter entrado na minha comu NOIVAS DE ANGRA.
    BJXXXX

    ResponderExcluir
  2. Quero casar noano que vem, lá pra novembro, mas estou com a cabeça a mil já. Por mim eu não casaria na igreja,mas meu namorado faz questão, só que acho tão chato casar no religioso e não comemorar depois ou ao menos recepcionar de maneira simples e mais em conta os convidados. A familia dele é gigante,e temos muitos amigos. Não quero convidar muitas pessoas, pois meu tempo e orçamento é curto para tantas dispesas. O que faço? Me de uma dica, please... Conheci seu blog hj, pois to aqui procurando dicas, e adorei. Achei vc super prática, suas ideias foram ótimas, mas eu queria algo amis simples ainda.
    Desde já agradeço, um abraço,
    Dani

    ResponderExcluir
  3. Oi Pat, li seu blog todinho, rs... adorei a idéia "Bolo e Champangne" e "Coquetel" também, até pq pensei em algo bem simples, mas que ficasse bonito e bem parecido comigo.
    Como os detalhes são muitos, vou te mandar um email.
    Obrigada pela ateção,

    beijinhos.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns , suas dicas ajudam, a mim e as minhas clientes a como fazer o melhor e não gastar muito.......

    ResponderExcluir
  5. Muito legal o seu blog... estou adorando.. pretendo me casar em breve.. e suas dicas estão me ajudando muito...

    ResponderExcluir