sábado, 8 de agosto de 2009

Nos mínimos detalhes: o Bolo

Nunca quis um bolo de casamento tradicional, com aquela pasta branca e cheio de recheios.
Durante os preparativos do casamento de uma grande amiga, muito antes de pensar em qualquer coisa da minha festa, vi em uma revista a foto de um bolo diferente, recoberto por galette de baunilha, que me chamou a atenção. Era um bolo de uma empresa de São Paulo, Atelier do Bolo .
Tempos mais tarde, lembrei da foto e resgatei a revista (Manequim Noiva, ed. 575-A) para servir de inspiração.
Decidimos que o bolo seria de chocolate, com recheio de ganache de chocolate. Mas, como minha mãe não gosta de chocolate (sempre digo que ela não é desse planeta, rs) tinha que ter outro sabor também. Por isso, a parte de cima era de massa básica com recheio de beijinho de coco.
Uma questão surgiu: como “fixar” os canudos ao redor do bolo? A solução foi simples. Passar um pouco do recheio em volta do bolo para que os biscoitos pudessem ser grudados.
Como os dois “andares” do bolo eram de verdade, para sustentar a parte de cima foi necessário colocar um suporte (colunas internas) em baixo.
Para finalizar, cobriu-se a parte de cima dos bolos com pedacinhos esmigalhados dos canudinhos. Na decoração foi utilizada uma fita de cetim com um laço e um arranjo de flores.
É um bolo relativamente fácil de ser feito, mas por questões de logística e tempo (casei em uma cidade diferente da que moro), o trabalho ficou a cargo da Dona Miriam (a_cris_aguiar@uol.com.br), uma senhora super simpática de Petrópolis, que aceitou o desafio de fazer algo diferente do padrão.
É claro que a saga não poderia terminar aqui! Na terça-feira à noite, faltando um pouco mais de 72 horas para o casamento, a Dona Miriam me ligou e disse que não estava encontrando em Petrópolis os canudinhos da forma que eu queria (sem recheio de chocolate, mais compridos e grossos do que aqueles que normalmente são vendidos nos mercados) e que seria melhor eu procurá-los aqui em Niterói ou no Rio.
Desespero total!!! Eu só tinha um dia para resolver essa questão (fora todas as outras que já havia programado para fazer), pois na quinta-feira pela manhã tinha que pegar um casal de padrinhos no aeroporto e ir a Petrópolis para acertar os últimos detalhes da festa.
Corri para o computador e fiquei pesquisando como uma louca para achar algum fabricante e descobrir seus pontos de venda.
Por sorte, consegui achar exatamente o que queria. Os tais canudinhos, chamados de rolinhos de wafer natural pelo seu fabricante, a Trigale. Sorte dupla foi descobrir que eles eram vendidos em Niterói na Confeitaria Beira-Mar.
No dia seguinte (quarta-feira), corri até a confeitaria e comprei todo o estoque deles (6 pacotes de biscoito). Ufa! Já estava mais calma. Na quinta-feira, seguimos com o planejado. Passamos no aeroporto e de lá fomos para Petrópolis. Entreguei os biscoitos para a Dona Miriam que no sábado, dia da festa, entregou este bolo lindo


Fotos: Carlos Miller

Às vezes nem sempre o mais simples é o mais fácil...
Mas com certeza é muito mais gostoso!!!
Até a próxima. Beijinhos ;o))

3 comentários:

  1. haha O BOLO!!
    Eu nao podia deixar de passar aqui p/ ver esse post!!
    Bom saber q tem q por "colunas" p/ sustentar...
    Bjus!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Patricia, tudo bem?
    Seu vestido ficou lindo!! Tb fechei com a Carol e esse mês terei minha primeira prova.
    Visite meu blog tb: aventurasdeumanoiva.blogspot.com

    bjs, Bia

    ResponderExcluir