sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Participação de casamento

A Sabrina leu o artigo sobre como fazer uma lista de convidados pequena e está com uma dúvida cruel: quer fazer um casamento para no máximo 100 pessoas, mas só os familiares somam 250 pessoas.

É possível realizar um cerimônia íntima para apenas 100 convidados mesmo que a família e os amigos sejam muitos. Convide para a cerimônia e recepção aqueles que são realmente os mais íntimos.

Em tempos de orçamentos apertados, uma cerimônia íntima é uma ótima solução. Não fique mal por não convidar todos os parentes e amigos. Às vezes, simplesmente não é possível fazê-lo. E você não abrirá mão de seu sonho por isso, não é?

E o que fazer com as pessoas que não foram convidadas? Uma forma elegante de comunicar o casamento à essas pessoas é através da participação de casamento.

Trata-se de um cartão (os modelos são variados, mas deve ser menor do que o tamanho do convite), através do qual os noivos informam a realização do casamento e oferecem a nova residência.
Atenção: essa participação NUNCA deve ser enviada ANTES da cerimônia!
A comunicação deve ser feita somente depois de celebrado o casamento, mas não demore muito. O ideal é que seja enviada no máximo após o retorno da viagem de lua de mel.

Eis aqui alguns modelos de texto:

10 comentários:

  1. Muita gente reclamou de nao ter sido convidada para meu casamento.
    Achei essa idéia legal.

    ResponderExcluir
  2. Tbm quero uma lista pequena de convidados, selecionados com cuidado e carinho e essa idéia é excelente!
    Só fico com receio dos faltosos (sempre tem) serem muitos e ai só terei chamado os 120 e devido às faltas ficar um ar de festa vazia...tenho pensado muito nisso...o que vc acha?

    ResponderExcluir
  3. Aqui na Italia e' mto comum o uso da particapacao... ate' pq as cerimonias sao mini mesmo! Acho super elegante!!!

    ResponderExcluir
  4. Clara,
    Normalmente a quantidade de faltosos é de uns 20%.
    Por isso, você pode convidar um pouco a mais sem problemas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Poxa gostaria de enviar um convite participando o meu casamento, porém de uma maneira menos formal e mais carinhosa, pois como farei um casamento muito íntimo deixarei de convidar pessoas muito queridas. Quem puder me mandar modelos para o meu email ficarei muito grata. thais.oliveira1@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Pat, muito obrigada pela resposta. Me confortou... tava com o coração apertado. A minha lista ja está pronta. Agora tenho que olhar os locais. Vc conhece algo legal pra casamento intimo a noite aqui em Belo Horizonte? BJs!

    ResponderExcluir
  7. Sabrina,
    Infelizmente não conheço Belo Horizonte :o(
    Boa sorte em sua procura!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Pat, vc anda sumida do blog... ja encontrei as opções de lugares charmosérrimos. Mas voltando ao assunto desse seu post, com que antecedencia devo enviar os convites da cerimonia intima? outra duvida: Meu padrinho de batismo é casado com uma tia querida irmã de minha mãe, e eles são presença certa na minha lista. Porém, eles tem 4 filhos, todos casados e com filhos. tenho que convidá-los? por exemplo: no convite vou escrever à José Gomes e familia, ou à José e Dalva Gomes?

    ResponderExcluir
  9. Olá Sabrina,

    Pois é... ando sumida mesmo. A faculdade tem ocupado um tempo muito grande!

    Fico feliz que você já tenha encontrado lugares legais.

    O prazo de entrega dos convites é o mesmo para qualquer tipo de casamento. O ideal é que o último deles seja entregue 30 dias antes do evento.

    Quanto ao seu padrinho, você não é obrigada a convidar os filhos dele se não desejar, mas terá que deixar isso claro, pois muitas pessoas não entendem as regras de endereçamento dos convites.

    Se você for convidar somente o casal de tios deve endereçar à Sr. e Sra. José Gomes.

    Caso deseje convidar o casal e os filhos que residam com eles, o correto é endereçar o convite à Sr. José Gomes e família (nesse caso há o risco de irem todos os filhos).

    Os filhos que não moram na mesma casa que os pais devem receber convites separados (caso não queira convidar os seus primos somente sem os filhos, coloque no convite somente o Sr. e Sra.)

    Beijos,
    Pat

    ResponderExcluir
  10. MARAVILHOSA!!!!
    Estou encantada com tanto bom gosto, boa eduacacao em TODOS os detalhes.... super requintado!!

    Abraço!

    ResponderExcluir